Passeios

Trancoso

Pela praia, a caminhada até Trancoso é de aprox. 6 km. Essa vila é conhecida como "hippie chic". A igreja construída sobre o morro no ano de 1586 no famoso "Quadrado" no centro da vila é uma de mais antigas do Brasil. Dali há uma vista maravilhosa de umas das mais lindas praias do mundo! As lojas interessantes e os restaurantes exclusivos no Quadrado abrem a partir das 16hs. Muitos artistas famosos têm casa aqui.

Arraial d'Ajuda

Trilha ecológica através da Mata Atlântica na Reserva Indígena. Visite o jardim medicinal de onde são extraídas plantas para a preparação de óleos de massagem, perfumes, remédios e sabonetes.
Diversas atividades esportivas como parapente, tênis, passeio a cavalo, mergulho, capoeira, aulas de dança, kite surfing, yoga na praia, caiaque no rio dentro do mangue, golfe. Bicicletas para aluguel. Eco Parque - parque aquático com piscinas e corredeiras.
À noite na famosa Rua do Mucugê você encontrará vários restaurantes, bares e música ao vivo para dançar. Antes de entrar nessa rua, faça suas compras na feira de artesanato e nas lojas para turistas na Brodúei.

Porto Seguro

Cidade de compras com um pequeno porto e uma praia com bares e barracas. Durante os fins de semana é comum dançar axé em vários locais ao longo da praia.
Visite o Centro Histórico e o museu.
Vida noturna: a partir das 17 horas são instaladas as barracas da Passarela do Álcool. Ali você toma batidas feitas de frutas frescas enquanto passeia observando o artesanato local.
Às sextas-feiras e domingos à noite um barco faz o transporte até a Ilha dos Aquários, a ilha entre Porto Seguro e Arraial d'Ajuda. Além de vários aquários, há três pistas de danças com estilos de músicas diferentes.

Caraíva

Após atravessar o rio em uma piroga você sentirá a tranquilidade dessa pequena vila que tem apenas ruas de areia. Nenhum carro, apenas carroças que fazem o transporte interno. Caraíva tem eletricidade desde 2007. Você pode escolher entre várias pousadas e restaurantes de propriedade de brasileiros e gringos. O resultado dessa mistura de estrangeiros e nativos criou uma atmosfera conveniente, internacional e pacífica.
Faça um passeio de barco ou de caiaque pelo mangue e subindo o rio e depois desça o rio flutuando em uma bóia..
Visite a Reserva Indígena, alugue um buggy (incluindo motorista) para percorrer as dunas e praias virgens até o rio em frente à vila de Corumbau.

Santo André

Atravesse Porto Seguro e siga pela costa até Santa Cruz de Cabrália. Pegue a balsa até a pequena e exclusiva vila de Santo André, onde o turismo ainda é incipiente.

Praias virgens e uma atmosfera internacional. Vale a pena passar a noite em uma das poucas pousadas exclusivas em estilo rústico.

Recomendamos fazer uma refeição no excelente restaurante Casapraia, onde são organizadas atividades culturais frequentes.

Belmonte/Guaiu

Siga pela Costa do Cacau de Santo André via Guiau até Belmonte. Peça a um pescador para levá-lo até o mangue ou faça uma linda viagem de barco de ida e volta até Canavieiras.

Após o passeio de barco você vai parar na praia de Guaiú para comer moqueca, um prato de peixe típico baiano no internacionalmente famoso restaurante de praia da Maria Nilza. Esta cozinheira-artista prepara os pratos em um forno a lenha. www.marianilza.com.br

Curuipe e Espelho

Areia branca, praias selvagens. Conhecidas como umas das mais lindas praias do Brasil. Restaurantes e pousadas exclusivas. Alugue um carro para visitar estas praias bem preservadas ou caminhe com guia de Trancoso ou Caraíva.

Corumbau

Alugue um buggy em Caraíva, desfrute o passeio parte pelas dunas e parte pelas praias virgens, cruzando o rio para almoçar nessa vila de pescadores.
Há restaurantes e barracas na praia e resortes exclusivos.

Ilha dos Macacos

Um passeio de 3 horas na Ilha dos Macacos. Você irá gostar de caminhar em uma trilha no mato, pescar, nadar ou simplesmente descansar enquanto o proprietário prepara um almoço à portuguesa para você.

Recife de Fora

Há passeios até o Parque Marinho de Recife de Fora, uma formação de recifes de coral de 17,5 km², dos quais, apenas três por cento são utilizados para a visitação e o restante como área de preservação. Na maré baixa, formam-se piscinas naturais que permitem fantásticos mergulhos com snorkel entre peixes multicoloridos.
O passeio ao Recife de Fora é realizado em escunas equipadas com alta tecnologia marítima, saindo de Porto Seguro ou Arraial d'Ajuda. São 4 horas de duração, visitando formações de arrecifes a 5 milhas náuticas da costa de Porto Seguro. Esse passeio só é realizado nas semanas de lua cheia e lua nova e no horário da maré baixa.

Coroa Alta

Há também passeios até o Parque Marinho de Coroa Alta, situado a 5 milhas náuticas da costa da cidade de Santa Cruz Cabrália. É o maior banco de areia da região, uma ilha formada por fragmentos de corais no meio do oceano.
A duração do passeio é aproximadamente de 6 horas, saindo de Porto Seguro. O roteiro inclui a ide e volta até Santa Cruz Cabrália, de onde sai uma escuna equipada e segura. Depois de aproximadamente uma hora de navegação tranquila pelo rio João de Tiba, ora margeando os recifes e ora o manguezal, chega até a Coroa Alta, onde desembarca e permanece cerca de uma hora para inesquecíveis banhos de mar.

Baleias Jubarte

Durante o período de reprodução e cria, as baleias Jubarte procuram as regiões tropicais para acasalar e dar a luz aos filhotes. O espetáculo do maior mamífero do planeta pode ser contemplado anualmente no período de julho até fim de outubro. A saída para observação das baleias começa com uma palestra que explica as condições do passeio, as características das baleias, o processo de migração e as dicas de navegação e segurança. O passeio é feito em um barco tipo lancha, que navega mais rápido e oferece banheiro, além de conforto com área coberta, almofadas, frutas etc. Ao todo, são aproximadamente 4h de navegação, sendo 1h30 para chegar ao local, 1h de observação e 1h30 para retornar.